IMA multa resort em R$ 50 mil por lançamento de esgoto em rio em Ipioca, Maceió

Moradores da região gravaram vídeos e denunciaram caso às autoridades. Foram coletadas amostras do efluente, que vão passar por análise. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) multou nesta quinta-feira (23), em R$ 50 mil, um resort localizado em Ipioca, Maceió, por lançamento de esgoto no Rio Meirim. O caso foi denunciado por moradores da região. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o efluente escorrendo em direção ao rio (assista acima).
O vídeo mostra o esgoto sendo lançado no rio com bastante força. Segundo relatos, o mau cheiro era forte no local. Na gravação, o morador relata que o rio é fonte de renda para pescadores da região.
“Não tem mais peixe. A gente vive da pesca, depende dos peixes e não tem mais. O pessoal toma banho [no rio]”.
Após o compartilhamento dos vídeos, a Polícia Civil e uma equipe do IMA foram até o local da denúncia e constataram que os efluentes estavam sendo lançados no rio pelo hotel.
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
Além de aplicar a multa, o IMA embargou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que fica nas instalações do resort e determinou a suspensão imediata do lançamento. Foram coletadas amostras do efluente, que vão passar por análise. A Polícia Civil informou que vai abrir um inquérito caso os laudos do órgão comprovem dano ambiental.
Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que o empreendimento tem licença para operar e que irá enviar técnicos para realizar uma fiscalização no local para “verificar a situação denunciada e seguir com a investigação conforme manda o Código Municipal de Meio Ambiente”.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.