Dois dias após tremores, Defesa Civil realiza simulado no Pinheiro, em Maceió


Órgão informou que atividade é considerada de rotina. Locais não foram informados para garantir realidade durante o treinamento. A Defesa Civil de Maceió realiza na manhã desta quarta-feira (8) um simulado de treinamento de emergência na área do Pinheiro, um dos bairros afetados pela mineração e afundamento do solo na capital.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Participam do treinamento militares do Exército, equipes da Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos. Os locais não foram informados. Segundo a Defesa Civil, para não comprometer o rendimento dos trabalhos.
“É um simulado para salvar e guardar vidas, além de atender àquelas situações, inclusive de óbitos. Sobre os locais é importante não serem mencionar para que dê mais realidade aos resultados da operação. O objetivo é exatamente trazer o máximo de realidade para avaliar o tempo de resposta de cada instituição ao desastre”, explicou Geraldo Júnior, coordenador adjunto da Defesa Civil.
Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1 📲
O treinamento acontece dois dias após a Defesa Civil confirmar o registro de dois abalos sísmicos na região evacuada do Mutange, um dos bairros afetados pela mineração na capital, assim como Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e parte do Farol.
O coordenador adjunto informou que o simulado desta quarta é considerado de rotina. O último simulado aconteceu em 2019, ano seguinte ao início do desastre, quando uma grande operação foi montada para treinar moradores e equipes de atendimento durante uma suposta evacuação de emergência na área.
Desastre começou há cinco anos
Em 2018 um tremor de terra mudou a geografia de Maceió e a vida de milhares de pessoas. No dia 3 de março de 2018, um abalo sísmico na cidade foi o ponto de partida para uma investigação sobre o surgimento de rachaduras e afundamento do solo que atingiram cinco bairros da capital.
O dano causado pela extração de sal-gema feita durante décadas pela Braskem é um dos maiores desastres socioambientais da história do país. A petroquímica diz que “vem adotando medidas com foco na segurança das pessoas e na busca de soluções para os efeitos do fenômeno geológico, em colaboração estreita com o poder público.
Defesa Civil realiza simulado nos bairros atingidos por afundamento do solo em Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.