Paredão de blocos é erguido nas areias da praia do Pontal, em Maceió, para conter avanço do mar


Muro de contenção tem 1,2 km de extensão e é formado por 15 mil blocos maciços pré-moldados. Erosão avançou nos últimos anos, e partes do calçadão foram levadas pelo mar. Obra de contenção em Maceió
Secom
Um paredão de contenção com 12, km de extensão está sendo erguido na orla do Pontal da Barra, em Maceió. Em alguns trechos, partes do calçadão e da ciclovia já foram “engolidos” pela erosão causada pelo avanço do mar. A obra, executada pela prefeitura, deve evitar que o mar chegue na via de tráfego.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
https://api.whatsapp.com/send?text= LINK DA MATÉRIA ?utm_source%3Dwhatsapp%26utm_medium%3Dshare-engagement%26utm_campaign%3Dte-materias
https://telegram.me/share/url?url= LINK DA MATÉRIA ?utm_source%3Dtelegram%26utm_medium%3Dshare-engagement%26utm_campaign%3Dte-materias
Ao todo, mais de 15 mil blocos maciços pré-moldados estão sendo colocados no local. Cerca de 60 trabalhadores estão trabalhando na obra. A tecnologia que está sendo utilizada é holandesa e, segundo o município, desenvolvida pela primeira vez em uma capital brasileira.
O Pontal da Barra é um dos 11 pontos da orla de Maceió identificados pela Defesa Civil que tiveram situação de emergência decretada pelo município. Até o momento, já foram concluídas obras de contenção nas orlas da Jacarecica, Jatiúca e Praia do Sobral, que juntos somam mais de um quilômetro de extensão.
Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
A erosão afastou moradores e visitantes do local, que oferece riscos a quem frequenta a região. Com partes do calçadão destruídas, não tem como circular, fazer caminhada ou praticar atividades físicas. O Pontal da Barra é um dos bairros turísticos da cidade, famoso por abrigar as rendeiras de filé, um bordado tipicamente alagoano que é produzido e vendido nas portas das casas do bairro.
LEIA TAMBÉM:
Barraca de praia interditada no Pontal da Barra é demolida
Até o momento, 38% da obra de execução já foram concluídos. “É uma obra fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores e visitantes, além de preservar essa área turística, e com a garantia de um futuro seguro e sustentável, com uma tecnologia que pode durar até 200 anos”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima.
Obra de contenção na orla de Maceió
Secom
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.