Policial que matou homem com transtorno psiquiátrico em Rio Largo, AL, agiu em legítima defesa, aponta inquérito


Investigação foi concluída. Para o delegado, caso a policial não tivesse atirado, poderia ter morrido ou ter sido lesionada gravemente pela pedra que o jovem ameaçava jogar. Antônio Gouveia de Assis Júnior, tinha 32 anos e sofria com transtornos psiquiátricos
Reprodução/TV Gazeta
A Polícia Civil informou nesta sexta-feira (4) que concluiu as investigações que apuravam a morte de um homem com transtornos psiquiátricos, baleado por uma policial militar em Rio Largo, região metropolitana de Maceió . Segundo o inquérito, a militar agiu em legítima defesa.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Antônio Gouveia de Assis Júnior tinha 32 anos. Durante um episódio de surto, ele começou a atirar pedras em carros na rua e nas pessoas. Quando a PM chegou ao local, ele pegou uma pedra ainda maior e ameaçou jogá-la na policial, que disparou um único tiro que provocou a morte do jovem.
“As investigações concluíram, através das imagens coletadas, das provas testemunhais, das oitivas dos familiares, bem como das oitivas dos policiais militares, que a mulher, que é policial militar, agiu em legítima defesa”, disse o delegado Igor Diego, da delegacia de Homicídios de Rio Largo.
Para o delegado, caso a policial não tivesse atirado, poderia ter morrido ou ter sido lesionada gravemente devido ao tamanho da pedra que o jovem ameaçava jogar nela.
A investigação foi acompanhada pelo Ministério Público do Estado e o objetivo era apontar se a morte da vítima poderia ter sido evitada e se houve excesso na reação da PM.
Homem arremessa pedra em veículo parado em Rio Largo antes de ameaçar militares
Imagens de câmera de segurança mostram quando ele pega uma pedra grande e arremessa no pára-brisa de um carro que estava parado (veja vídeo acima). Em seguida, ele pega a pedra novamente e sai correndo em direção a uma equipe da PM e ameaçou jogar contra eles, quando é baleado no tórax.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o desespero de parentes e vizinhos após a ação policial. As imagens mostram as testemunhas tentando socorrer a vítima, mas são impedidas pelos policiais de se aproximarem do homem baleado, que fica caído no chão (assista abaixo).
Antônio foi socorrido pelos militares e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro, mas não resistiu.
Homem com transtorno psiquiátrico morre baleado por policial militar em Rio Largo, AL
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.