Morre José Lessa, presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas


José Lessa Gama, o ‘Zé Lessa’ era defensor e divulgador do forró alagoano. José Gama Lessa dedicou a vida a promover e preservar o tradicional forró de Alagoas
Arquivo pessoal
Morreu na manhã deste domingo (30) em Maceió, José Lessa Gama, responsável por promover e difundir o forró alagoano e presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral). Segundo a esposa Rosiane, Zé Lessa sofreu um infarto e não resistiu.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O velório acontece neste domingo na Central Previda, no Prado, em Maceió, e o sepultamento ocorre nesta segunda-feira (31), às 16h, no Campo Santo Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro.
Com suas pesquisas e memórias, Zé Lessa ajudou a preservar a cultura e a identidade dos alagoanos. Ele também foi o criador do site Forró Alagoano.
O governador Paulo Dantas (MDB), a Secretaria de Estado da Cultural (Secult), a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semec) lamentaram a morte do representante da cultura alagoana.
“Hoje nossa cultura perdeu um grande defensor: o músico José Lessa. Presidente da Associação dos Forrozeiros do nosso estado, ele dedicou sua vida a divulgar e fortalecer o forró alagoano. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que José Lessa descanse em paz”, disse Paulo Dantas.
Nota da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semec)
Na manhã deste domingo (30), a música nordestina perdeu um de seus grandes representantes em Alagoas. José Lessa Gama, presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral), faleceu em decorrência de um infarto. Gama foi um dos principais responsáveis por promover e difundir o forró tradicional no estado, ajudando a preservar a cultura e identidade do povo alagoano.
Ao longo de sua vida, trabalhou incansavelmente para fortalecer a cena do forró em Alagoas. “Ze Lessa”, como era conhecido pelos amigos, também por sua paixão pelo ritmo nordestino, dedicou-se arduamente em proporcionar apresentações de qualidade para o público alagoano. Com a Associação dos Forrozeiros, Gama organizou diversos eventos, como festivais de música, concursos e premiações, incentivando o surgimento de novos talentos e valorizando artistas locais.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió Dr. Cleber, lamentou o falecimento do presidente da Asforral. “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Lessa Gama, presidente da Asforral. Zé Lessa foi uma figura ímpar, dedicando sua vida ao fortalecimento e valorização do forró em nosso estado. Sua partida deixa uma grande lacuna no cenário cultural alagoano e uma imensurável saudade em todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua dedicação e paixão pela música nordestina. Prestamos nossos sentimentos à família e amigos de José Gama e nos comprometemos a honrar seu legado, continuando a promover e preservar a riqueza cultural do forró em Alagoas”.
José Lessa será lembrado como um grande defensor da cultura nordestina e pela forma incansável com que promoveu o forró no estado. Seu legado será eternizado na memória dos amantes da música, que continuarão a desfrutar das muitas composições e melodias que ajudou a preservar ao longo dos anos.
O corpo será velado está sendo velado neste domingo (30), na Central Previda, localizada na Av. Siqueira Campos, 691, no bairro Prado, em Maceió, e o sepultamento será nesta segunda-feira (31), no Campo Santo Parque das Flores, a partir das 16h.
Nota da Secult – AL sobre a morte de José Lessa, presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas
Reprodução/Instagram
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Sendo um dos maiores defensores da classe forrozeira de Alagoas e da preservação da memória do forró, o presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL, José Lessa Gama, afirma que o ritmo precisa de mais valorização dentro do estado. De acordo com ele, Alagoas é muito importante para a história do ritmo, podendo ser considerada inclusive como responsável pela criação do mesmo.

Bookmark the permalink.