Bairros fantasmas e acordo de R$1,7 bilhão: Maceió avalia como vai aplicar dinheiro de indenização da Braskem


Prefeitura informou que recursos serão destinados à realização de obras estruturantes e que vai criar “fundo de amparo” para auxiliar vítimas do afundamento do solo em bairros afetados da capital. Cinco bairros foram afetados pelo processo de mineração em Maceió
Ascom
Depois de anunciar nesta sexta-feira (21) que será indenizada pela Braskem em R$ 1,7 bilhão, a Prefeitura de Maceió adiantou que vai usar o dinheiro para investir em obras na cidade, além de criar um “fundo de amparo” para auxiliar moradores dos bairros afetados por décadas de mineração na região.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No Instagram, o prefeito JHC (PL) disse que assistir às vítimas dos bairros afetados pelo afundamento é prioridade. No entanto, não foi dito como o fundo vai funcionar na prática nem qualquer outro detalhe de como será feita a aplicação do dinheiro.
“Vamos criar o Fundo de Amparo ao Morador (FAM) que dará ainda mais assistência às vítimas, inclusive juridicamente. Além dele, vamos fazer o maior investimento público que a cidade já viu, porque toda a cidade perdeu muito com a tragédia e precisamos recuperá-la”, postou o prefeito.
JHC fala que fundo de apoio aos moradores vítimas do afundamento é prioridade
Reprodução/Intagram
O processo de afundamento do solo começou em Maceió em 2018. Mais de 14 mil imóveis foram condenados em cinco bairros: Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Farol.
Após décadas de mineração, parte da capital alagoana passou por um lento processo de afundamento do solo que abriu rachaduras em ruas, prédios e casas, obrigando cerca de 55 mil pessoas a abandonarem suas residências e seus negócios.
Para oferecer uma espécie de indenização a quem foi obrigado a deixar sua moradia ou estabelecimento comercial por causa do risco de desabamento, a Braskem criou o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, criado por meio de acordo firmado com as defensorias públicas do Estado e da União, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado (MP-AL).
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.