Alagoas vacina rebanho de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa

Primeira etapa da campanha começou nesta segunda-feira e meta é imunizar 1,2 milhão de animais em todo estado. Campanha termina no dia 31. Primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em AL começa em 1º de maio
Começou nesta segunda-feira (1) a primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em Alagoas. Os criadores de bovinos e bubalinos já podem imunizar seus rebanhos. Em Alagoas, a meta é vacinar 1,2 milhão de animais. A campanha segue até o dia 31 de maio
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Nessa campanha serão vacinados todos os animais, tanto machos quanto fêmeas, como também de todas as idades. O período de vacinação é do dia 1 ao dia 31 [de maio], e o período de declaração vai até o dia 15 de junho”, disse Otávio Tavares, presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos em todo país deverão ser vacinados. As vacinas podem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mL na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
O produtor deve declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado que vacinou seu rebanho. Em Alagoas, a declaração pode ser feita através da internet, no site da Adeal, ou nos escritórios da Agência espalhados pelo estado.
“Existe a penalidade para quem deixar de vacinar e a penalidade para quem não declarar. São duas coisas diferentes e eles [os criadores] têm que vacinar e declarar para poder ter a certificação de que o rebanho foi vacinado. Existe a penalidade, inclusive uma delas é a proibição da emissão da Guia de Transporte, sem falar na parte financeira que também tem um valor a ser pago”, explicou o presidente.
Atualmente, Alagoas detém o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.