Criminosos entram em contato com as vítimas fingindo ser funcionários de instituições financeiras e prometem descontos altos no pagamento da dívida. Polícia Civil de Alagoas investiga tentativas de golpe envolvendo o programa Desenrola Brasil
Reprodução/RPC
A Polícia Civil de Alagoas está investigando casos de tentativa de golpe online envolvendo o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas lançado nesta semana pelo governo federal.
De acordo com o delegado Sidney Tenório, da delegacia de Crimes Cibernéticos, os criminosos entram em contato com as vítimas fingindo ser funcionários de instituições financeiras e prometem altos descontos no pagamento da dívida.
Eles [os criminosos] estão usando plataformas como WhatsApp ou mesmo SMS alegando ser instituições financeiras, dizendo que vão dar descontos irreais, de até 99%, para que aquela pessoa possa quitar a sua dúvida, quando na verdade tudo se trata de um golpe”, detalhou.
De acordo com o delegado, os criminosos pedem que a vítima faça pagamentos através do WhatsApp, pelo PIX ou por meio de boletos falsos.
“Isso vem ocorrendo em todo o Brasil, em Alagoas não é diferente”, disse o delegado. “Temos alguns boletins de ocorrência registrados de recebimento de mensagens, ou seja, da tentativa de estelionato”.
LEIA TAMBÉM:
Desenrola Brasil: golpes usam chatbot e falso atendimento personalizado no WhatsApp
Veja perguntas e respostas sobre o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas
Além do estelionato, em que a vítima acredita que está quitando a dívida com a instituição financeira, mas na verdade está pagando ao criminoso, o delegado alerta para outros riscos desse contato com os criminosos.
A partir da conversa com a vítima, os criminosos podem obter dados pessoais como nome, CPF, endereço e número da conta bancária, usados para a aplicação de outros golpes. Há, ainda, o risco de contaminação do computador ou celular.
“Existe um risco gigantesco nesse tipo de conversa. Quando [a vítima] clica em mensagens, pode estar tendo outros prejuízos, como vazamento de dados, malware, vírus entrando no celular, no computador”, explicou.
Orientações para evitar cair em golpes
O delegado Sidney Tenório orienta que quem estiver interessado em renegociar as dívidas através do Desenrola, se informe primeiramente se se encaixa nos requisitos para participar do programa.
Caso esteja apto a participar do Desenrola, os interessados não devem aceitar contato com intermediários e devem procurar informações diretamente com os bancos em que são clientes.
LEIA TAMBÉM:
Desenrola: veja bancos que estão participando do programa e saiba como renegociar suas dívidas
O delegado ressalta ainda que bancos não enviam comunicado para renegociar dívidas no Desenrola. Caso receba qualquer mensagem com o logotipo de bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que o cliente deve descartá-la e entrar em contato com os canais oficiais da instituição financeira, como agência, internet banking e aplicativo bancário.
O delegado pede que quem receber esse tipo de mensagem faça o registro perante a polícia. “Caso venha a ser vítima, procure a delegacia virtual ou a delegacia do seu bairro para fazer o boletim de ocorrência”, orientou.
Desenrola: 1,5 milhão com dívidas até R$ 100 vão ter nome limpo; veja regras
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Programa Desenrola: polícia investiga tentativas de golpe em Alagoas e dá orientações
Bookmark the permalink.