Após fortes chuvas, governo de AL decreta situação de emergência em Maceió


Capital alagoana e mais 31 municípios estão na lista. Decreto vale por 180 dias. Moradores enfrentam a água suja para se locomoverem na Levada, em Maceió
Nick Marone/TV Gazeta
O governo de Alagoas incluiu Maceió na lista de cidades em situação de emergência por causa da chuva. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (10). Agora, são 32 municípios nessa condição.
A decisão levou em consideração “os impactos decorrentes do aumento das precipitações ocasionando danos humanos, materiais e ambientais, assim como os prejuízos públicos e prejuízos privados’. O decreto tem validade de 180 dias.
O documento ressalta que a situação de anormalidade, caracterizada como desastre de nível II, é válida apenas para as áreas afetadas pelo desastre.
Em todo o estado, mais de 25 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. São 3.650pessoas desabrigadas, que tiveram que deixar suas moradias definitivamente, e 21.662 pessoas desalojadas, que precisaram deixar temporariamente suas casas por questões de segurança. Um homem morreu em Joaquim Gomes levado pela enxurrada.
Vários pontos de Maceió ficaram alagados por causa da chuva
Divulgação
Em diversos municípios houve transbordamento de rios e lagoas. Na capital, bairros às margens da Lagoa Mundaú continuam alagados. Desde sexta-feira (7) a água começou a invadir ruas e casas porque o grande volume de chuva fez a lagoa transbordar.
No bairro da Levada, uma idosa de 85 anos precisou ser resgatada de dentro de sua casa e carregada por parentes em cima de uma cadeira de balanço.
Fotógrafo registra momento em que idosa é resgatada por parentes durante inundação em Maceió
ZaZo
Veja situação do bairro da Levada após as chuvas em Maceió
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.