Segundo a decisão do ministro, o inquérito deve seguir da Justiça Federal de Alagoas para análise do STF. Gilmar Mendes suspende investigação sobre irregularidades em compras de kits de robótica por prefeituras de Alagoas
O ministro Gilmar Mendes, do STF – Supremo Tribunal Federal, suspendeu toda investigação e desdobramentos sobre a suspeita de irregularidade na compra de kits de robótica para escolas públicas municipais em Alagoas. Segundo a decisão, o inquérito deve seguir da Justiça Federal de Alagoas para análise do STF.
Na prática, a Polícia Federal e o Ministério Público não podem atuar no caso até que o Supremo julgue um pedido da defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas, para anular toda a investigação.
Os advogados do deputado argumentam que a investigação foi irregular porque desde o início o objetivo seria apurar o suposto envolvimento de Lira com os fatos. O deputado tem foro privilegiado e só poderia ser alvo de uma eventual apuração após autorização do STF.
A PF de Alagoas já havia pedido, e a Justiça Federal determinou, na quarta-feira (5), o envio do caso ao Supremo após surgirem indícios de envolvimento de políticos com foro na Corte depois da apreensão de documentos.
LEIA TAMBÉM
Após operação da PF sobre desvios em kits de robótica, governo demite diretor do MEC
Vídeos mostram movimentação de pacotes de dinheiro em suposto esquema com kits de robótica
Gilmar Mendes suspende investigação sobre a compra de kits de robótica para escolas públicas municipais em AL
Bookmark the permalink.