Força-tarefa coordenada pelo Programa Pessoa Idosa Protegida, da SSP, resgatou a idosa e a levou ao Lar Santo Antônio de Pádua, no Village Campestre. Idosa de 72 anos segundo resgatada por força-tarefa de situação de abandono em Guaxuma, Maceió
Ascom/SSP-AL
Uma idosa de 72 anos encontrada vivendo em situação de abandono no colchão do chão de casa no bairro de Guaxuma, em Maceió, foi resgatada nesta segunda-feira (26) por uma força-tarefa coordenada pelo Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O resgate ocorreu após equipes da Unidade de Saúde da Família e do Centro de Referência de Assistência Social, que atendem à região do conjunto Alto da Boa Vista, encontrarem a idosa vivendo no colchão no chão, sem higiene e com desnutrição grave.
Após ser informada sobre a situação constatada, a Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, que coordena o Programa, acionou a Base Comunitária do Jacintinho, que pertencente ao Batalhão de Polícia de Eventos (BPE)e com o apoio da Diretoria de Saúde da PM conseguiu fazer o encaminhamento da idosa para o Lar Santo Antônio de Pádua, no Village Campestre.
O chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, tenente Alex Acioli, explica que não houve responsabilização pela situação da mulher, pois no local havia apenas um neto, que é paciente com transtornos psiquiátricos.
“Os cartões bancário e de benefício da idosa, que segundo a equipes da Saúde eram administrados por uma neta dela que mora em Jacarecica, foram recolhidos e entregues ao abrigo, para que se possa aplicar o valor em melhorias de condições de vida da senhora. O neto vai ficar sob os cuidados de uma vizinha e o Creas da Jatiúca irá fazer o acompanhamento da situação”, afirmou.
O tenente também orientou sobre como fazer denúncias de abandonos e outros maus-tratos contra idosos.
“Estamos no Junho Violeta, que é o mês de conscientização e prevenção à violência contra a pessoa idosa. A ação conjunta reforça o apelo para os cuidados que devemos ter com nossos idosos de modo geral, pois sabemos que o avançar da idade torna a pessoa mais vulnerável; mais frágil. Eles merecem mais dignidade, respeito e atenção. Casos de maus-tratos e abandono podem ser informados através do Disque-denúncia – 181 – que estaremos atentos para atender a demanda e buscar uma solução para o problema”, disse.
Idosa no Lar Santo Antônio de Pádua, no Village Campreste, após ser resgatada de situação de abandono em casa em Guaxuma, Maceió
Ascom/SSP-AL
Força-tarefa que resgatou idosa em situação de abandono em Guaxuma, Maceió
Ascom/SSP-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Desnutrida e vivendo em colchão no chão de casa, idosa é resgatada de situação de abandono em Maceió
Bookmark the permalink.