Investigação deve apontar se morte de homem baleado pela PM em Rio Largo, AL, poderia ter sido evitada


Vítima foi atingida com um tiro no peito durante um surto psiquiátrico na sexta. Caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e acompanhado pelo Ministério Público. Polícia Militar abriu procedimento interno para investigar a conduta da policial que fez o disparo. Homem em surto psiquiátrico morre baleado por uma policial militar em Rio Largo
A Polícia Civil abriu inquérito nesta segunda-feira (26) para apurar o caso do homem em surto psiquiátrico que foi morto com um tiro no peito por uma policial militar no Cruzeiro do Sul, em Rio Largo, na última sexta (23). A investigação, que é acompanhada pelo Ministério Público do Estado, deve apontar se a morte da vítima poderia ter sido evitada e se houve excesso na reação da PM.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Antônio Gouveia de Assis Júnior tinha 32 anos e, segundo testemunhas, estava jogando pedras em um carro na rua. Uma equipe da PM tentou intervir e Júnior teria ameaçado jogar uma pedra na direção da policial, que atirou para contê-lo.
“Vamos verificar se a policial agiu em legítima defesa, se não havia outros meios [para conter a vítima] e se ela utilizou de excesso em sua conduta. No dia do crime ela estava em estado de choque e não pôde prestar depoimento. No entanto, outras medidas foram tomadas, como a perícia no local do fato e depoimentos”, disse o promotor Ary Lages.
Polícia Civil divulga imagem da pedra que homem em surto ameaçava jogar quando foi morto por uma policial militar no Cruzeiro do Sul, em Rio Largo
PC-AL
Ao g1, a Polícia Militar deu a mesma versão relatada pelas testemunhas e confirmou que a policial, “no cumprimento do seu dever, efetuou disparos no intuito de responder a agressão”. Ainda de acordo com a PM, um procedimento administrativo irá apurar minuciosamente as circunstâncias do caso.
O que a PM não deixa claro, porém, é se a policial ficará afastada das funções ostensivas enquanto durar a investigação. Disse apenas que ela foi encaminhada ao Centro de Assistência Social da PM, onde passará por acompanhamento de Prevenção do Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o desespero de parentes e vizinhos após a ação policial (assista abaixo). As imagens mostram as testemunhas tentando socorrer a vítima, mas são impedidas pelos policiais de se aproximarem do homem baleado, que fica caído no chão.
Após muita discussão, os policiais colocam a vítima na viatura para levar a uma unidade de saúde, mas Júnior não resistiu e faleceu antes mesmo de receber socorro médico.
Homem com transtorno psiquiátrico morre baleado por policial militar em Rio Largo, AL
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.