Galeria pluvial embaixo de condomínio em que crateras se abriram em Satuba, AL, começa a ser desobstruída


Prefeitura fez levantamento preliminar para descobrir causa do surgimento dos buracos. Galerias pluviais em residencial de Satuba com crateras são desobstruídas
Equipes da Prefeitura de Satuba, na região metropolitana, fizeram um levantamento preliminar nesta sexta-feira (2) para tentar descobrir a causa do surgimento de duas crateras no Residencial Recanto das Rosas. Além disso, foi iniciada a desobstrução da galeria pluvial que fica embaixo das casas do condomínio para que o problema do afundamento não se agrave.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O vice-prefeito de Satuba, Luis Carlos Lira, explicou que a desobstrução da galeria foi realizada para que a água da chuva siga seu curso natural.
“Esse é um serviço preliminar. Ainda estamos na fase do levantamento para saber realmente o que aconteceu para traçar estratégia que vai ser alocada aqui. Também ver quem são os responsáveis diretos por esse problema”, afirmou.
Uma das crateras fica na rua principal e tem oito metros de profundidade. O outro buraco fica na área verde. Por causa do risco de mais afundamento no residencial, 14 casas tiveram que ser desocupadas.
“As crateras que se abriram aqui no condomínio são gigantescas. E preocupam”, disse o síndico do residencial, Flávio Góis.
O Ministério Público Estadual (MP-AL) acompanha o caso. O promotor de Justiça Magno Alexandre afirmou que as famílias afetadas devem ser indenizadas e que a construtora pode ser responsabilizada.
“[A construtora] deveria ter feito os estudos técnicos necessários e as informações necessárias ter buscado sabendo que é básico, é primário, que não se pode construir conjunto habitacional com galerias passando por baixo. Então isso se procedeu de forma inadequada. Será avaliado pela Justiça para a fixação da responsabilidade civil da empresa a fim de ressarcir as famílias que tenham sofrido esse dano diretamente e até o próprio condomínio ali “, disse.
Cratera que se abriu no Residencial Recanto das Rosas, em Satuba, AL
Reprodução/TV Gazeta
Cratera de 8 metros de profundidade na principal do Residencial Recanto das Rosas, em Satuba, AL
Reprodução/TV Gazeta
Cratera de 8 metros de profundidade na principal do Residencial Recanto das Rosas, em Satuba, AL
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.