Defesa Civil decreta situação de emergência após crateras surgirem em residencial de Satuba, AL


Maior buraco tem 8 metros de profundidade. 14 casas foram desocupadas. Crateras se abrem em residencial de Satuba; Defesa Civil decreta situação de emergência
A Defesa Civil de Alagoas decretou situação de emergência devido a duas crateras que se abriram no Residencial Recanto das Rosas, em Satuba, na região metropolitana.
Até quinta-feira (1º), 14 casas já foram desocupadas, mas há o risco de outras residências também serem afetadas. Por isso a Defesa Civil Estadual decretou situação de emergência.
Engenheiros da Prefeitura de Satuba fizeram uma vistoria no local das crateras nessa quinta. O laudo deve ficar pronto nesta sexta-feira (2).
O residencial com 388 casas foi entregue em 2017. Uma das crateras se abriu na rua principal do condomínio. O problema começou com uma pequena fissura, mas virou um buraco de oito metros de profundidade, segundo os moradores.
Cratera de 8 metros de profundidade na principal do Residencial Recanto das Rosas, em Satuba, AL
Reprodução/TV Gazeta
A outra cratera surgiu na área verde do condomínio e tem 100 m2. O síndico do residencial conta que a cratera na via principal do condomínio não para de aumentar.
“Tudo começou com uma pequena fissura onde chamou nossa atenção e aí a gente começou a se preocupar. Começamos a chamar as pessoas competentes para vir averiguar a situação. E de repente a gente começou começou ver pedaços do solo caindo. Foi onde veio toda a preocupação com os moradores porque vimos que estava caindo próximo às residências”, disse o síndico Flávio Góis.
Segundo o chefe do setor de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual, Douglas Gomes, as crateras não foram provocadas por ação humana.
“Um desastre natural que aconteceu onde tamponou essa rede de drenagem e dessa tamponação aconteceu o desastre. Na nossa opinião, pelo menos preliminarmente foi um desastre. Um desastre natural. Não foi um desastre tecnológico. Não foi algo provocado pelo homem”, afirmou.
Douglas Gomes afirma que o risco da cratera aumentar é alto.
Cratera de 8 metros de profundidade na principal do Residencial Recanto das Rosas, em Satuba, AL
Reprodução/TV Gazeta
“Há risco dessa cratera aumentar porque ainda está caindo muita água dentro dela. Por isso que a gente está orientando e pedindo que mais famílias se retirem de suas residências por prevenção. Depois disso é que a gente vai avaliar se essa tamponação não pode afetar outras áreas. Até porque até chegar aqui é um caminho longo, como eu falei. Ele vem lá do Cruzeiro [do Sul] até chegar aqui. Repito. A população só vai voltar para as suas residências se nós tivermos um lado com RT de um engenheiro dizendo que eles estão totalmente seguras”, disse Douglas Gomes.
A Prefeitura de Satuba informou que os moradores estão recebendo apoio do Município e que aqueles que não quiseram ir para casa de familiares receberam aluguel social. A Prefeitura também disse que ofereceu um ponto de apoio na Escola Municipal Hélio Borges.
Cratera na área verde do Residencial Rosa das Rosas , em Satuba, AL
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.