Casos de dengue em Maceió diminuem 92% em 2023


Apesar de diminuição, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância de manter os cuidados durante o período chuvoso. Maceió registra diminuição de casos confirmados de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
Lucas Garriga/INaturalist
O número de casos confirmados de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypt em Maceió diminuiu nos cinco primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De janeiro a maio deste ano, foram confirmados 255 casos de dengue, frente a 3.092 registrados no mesmo período em 2022, o que representa uma redução de 91,7%.
Também houve redução no número de casos de zica e de chikungunya. Veja:
Nº de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypt em Maceió
A redução registrada na capital vai de encontro aos números registrados no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue aumentaram em mais de 53% no país de janeiro a abril de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.
LEIA TAMBÉM
Ministério da Saúde estuda incorporar nova vacina contra a dengue ao SUS
Nova vacina contra dengue aprovada no Brasil representa o fim de epidemia histórica?
A Secretaria Municipal de Saúde informou que ações de combate ao mosquito Aedes aegypt contribuíram para a redução nos números.
Apesar da redução, o órgão ressalta a importância de a população estar atenta aos possíveis criadouros do mosquito transmissor, principalmente durante o período chuvoso.
“A Secretaria Municipal de Saúde salienta a necessidade de conscientização para a população prevenir, evitando criadouros e água parada em locais abertos, comerciais, e fechados também. Durante o período chuvoso e após essa fase, os números de transmissões podem aumentar, por isso, é importante esse cuidado”, destaca a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais peçonhentos da SMS, Carmen Samico.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.