Programa oferece tratamento gratuito em Maceió para fumantes que desejam largar o vício


Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado nesta quarta-feira (31). Tabagismo é um dos fatores de risco para mais de 50 doenças, entre as respiratórias e o câncer. Fumantes que desejam largar o vício podem contar tratamento gratuito em Maceió
Marcos Santos/USP Imagens
O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado nesta quarta-feira (31). Em Maceió, os fumantes que desejam largar o vício podem contar com tratamento gratuito oferecido em 5 núcleos de cessação do tabagismo (veja mais abaixo como ter acesso ao tratamento).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é um dos fatores de risco para mais de 50 doenças, entre respiratórias e câncer, sendo responsável por 200 mil mortes por ano no país.
O tabaco também pode desenvolver impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Um estudo divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que o tabagismo impacta, além da saúde, na renda do brasileiro: o fumante gasta, em média, 8% da renda mensal com cigarro. Entre os fumantes de 15 a 24 anos, porém, essa média aumenta para 11%.
Por isso, evitar o uso e a exposição ao tabaco é uma medida preventiva importante.
“A data é para conscientizar a população sobre os riscos do tabaco. A gente costuma falar que quando a gente salva uma pessoa que fuma, a gente está salvando várias pessoas que estão ao redor, porque além do fumante direto, há o fumante passivo”, explicou a coordenadora do Programa de Cessação do Tabagismo, Laís Porangaba.
Como ter acesso ao tratamento gratuito
O fumante que deseja ter acesso ao tratamento precisa ir até um dos núcleos do Programa de Cessação do Tabagismo, localizados em:
II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço)
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins)
UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes)
Núcleo de Cessação do Tabagismo do Cesmac
UBS João Paulo II (Jacintinho)
No núcleo, será feito um cadastro e o fumante será orientado sobre o tratamento, que varia de paciente para paciente.
Não é necessário encaminhamento médico, mas os interessados devem levar os seguintes documentos:
identidade
CPF
comprovante de residência
cartão do SUS
Para mais informações e em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp no número 98873-5231.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.