Brota na Grota: oficina de pães e biscoitos incentiva empreendedorismo em Maceió


Programa de inovação e inclusão social tem levado serviços públicos a localidades carentes da capital Dentro do cronograma de atividades do ‘Brota na Grota’, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, os moradores dos bairros do Jacintinho e Chã da Jaqueira, em Maceió, tiveram a oportunidade de aprender a preparar pães e biscoitos saudáveis, incentivando aspectos de empreendedorismo na comunidade.
As instruções foram repassadas em oficinas ministradas por técnicos do setor de Nutrição e Alimentação Escolar (SANE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A oficina de pães e biscoitos aconteceu na Escola Professora Geruza Costa. O preparo dos alimentos foi ministrado pela gastrônoma e merendeira Raquel Vieira. Ela ensinou como se fazia, por exemplo, pães de macaxeira, cenoura, beterraba e jenipapo.
“Tivemos as oficinas de pães e a novidade do dia foi o jenipapo. Fizemos pão azul feito com o fruto, que é muito comum aqui no Litoral Norte. Promovemos, ainda, a oficina de biscoito, que teve ótima aceitação porque é bem fácil de fazer e o retorno financeiro é muito legal”, explicou.
Trabalha Maceió
Divulgação
A dona de casa Edjane Nascimento participou do evento e tinha grandes expectativas de colocar a mão na massa e aprender de verdade. “É um aprendizado que você está levando de algo mais saudável. Quando a gente quer algo, consegue fazer, ainda mais quando somos orientados e colocamos a mão na massa. Você tem a sensação de que pode e é essa a sensação que estou tendo. E o processo foi fácil pela orientação que recebemos e, agora, já me sinto pronta para fazer em casa”, garante.
O preparo do pão de jenipapo foi a grande novidade e chamou a atenção da dona de casa Rosineide Silva. “Achei a oficina muito boa. A professora nos ensinou muito bem. Eu já tinha experiência com pães tradicionais e a novidade de hoje foram esses sabores diferentes e saudáveis”, comentou.
Avaliações antropométricas (medidas as dimensões físicas de uma pessoa) e busca ativa com estudantes da EJAI [Educação de Jovens, Adultos e Idosos] da rede pública municipal de ensino também foram promovidas na comunidade, além de uma série de atendimentos e atividades multissetoriais desenvolvidos rotineiramente pelo programa.
Trabalha Maceió
Divulgação

Bookmark the permalink.