Barra de São Miguel terá esgotamento sanitário universalizado até 2024


Obras da BRK para implantação de 30 km de redes de esgoto seguem em ritmo acelerado; projeto inclui a construção e reforma de estações elevatórias e recuperação da estação de tratamento A universalização do acesso aos serviços de esgotamento sanitário na Barra de São Miguel está perto de ser uma realidade. Reconhecido nacionalmente como um dos principais destinos turísticos de Alagoas, o município foi o primeiro a ser beneficiado com as obras estruturantes previstas no plano de investimentos da BRK na Região Metropolitana de Maceió, que seguem em ritmo acelerado – 75% das redes coletoras já foram implantadas. Até o momento, a concessionária já investiu R$ 13,8 milhões para a expansão da infraestrutura existente.
O balneário, que tinha apenas 45,6% de sistema de coleta e tratamento inoperante, contará com 90% da população atendida com os serviços de esgotamento sanitário até 2024 (índice considerado para a universalização). Além da implantação de 30 km de redes coletoras, o projeto da BRK no município inclui a construção de seis Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e reforma de mais duas, além da recuperação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barra de São Miguel, atualmente desativada.
Saneamento é só o começo
Divulgação
De acordo com o gerente de Engenharia da BRK em Alagoas, Heitor Mendonça, mais de 115 ruas já foram contempladas com redes de esgoto e ligações domiciliares. “Em menos de um ano, mesmo reduzindo significativamente os trabalhos durante a alta temporada de verão para minimizar os transtornos aos comerciantes, chegamos aos 22 km de redes já executadas em mais de cem ruas. Tudo isso com a participação da mão-de-obra local, que viverá os benefícios da universalização em um futuro muito breve”, destacou.
As obras da Barra de São Miguel já geraram mais de 200 empregos diretos na região e a expectativa é que esse número seja ainda maior até a conclusão dos trabalhos. A execução dos serviços é realizada junto à Passarelli, empresa contratada pela BRK.
Saneamento é só o começo
Divulgação
Mais saneamento, mais turismo, mais desenvolvimento
O saneamento é o ponto de partida para o desenvolvimento socioeconômico de uma região e tem impacto direto em setores como saúde, meio ambiente e educação, além de ser um dos principais indutores do turismo, como explica Heitor Rezende.
“Em municípios turísticos como a Barra de São Miguel, a universalização dos serviços de esgotamento sanitário impulsiona a competitividade do destino e a valorização dos imóveis e empreendimentos, além de aumentar a renda dos trabalhadores do setor, gerar lucro para os comerciantes e maior recolhimento de impostos para o poder público”, explicou o gerente de Engenharia da BRK.
Saneamento é só o começo
Divulgação

Bookmark the permalink.