É importante que o tratamento seja feito onde o paciente sente confiança e credibilidade. É fato que a sobrevida de pacientes com vários tipos de câncer aumentou muito com os novos tratamentos, de forma que alguns deles podem ter seus tumores controlados por longos períodos de tempo e com excelente qualidade de vida. Muito disso se deve, entre outros avanços, à evolução do tratamento por quimioterapia.
A quimioterapia é um dos principais tratamentos utilizados para combater o câncer. Utiliza-se medicamentos que se misturam com o sangue para serem levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo que se espalhem. O problema está no fato de que outras células também se dividem rapidamente, por exemplo, cabelo, unhas, células da defesa do organismo e mucosas, por isso os quimioterápicos acabam sendo tóxicos para essas células, causando os nada bem-vindos efeitos colaterais.
“Após o diagnóstico feito pelo oncologista, mediante o resultado de todos os exames solicitados, a quimioterapia pode ser indicada, conforme o quadro clínico do paciente. A escolha do local que irá realizar o tratamento é muito importante, necessitando-se observar se segue com todas as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, se os profissionais estão capacitados e especializados e se é um ambiente que se sente tranquilo, de confiança”, observou a médica oncologista Patrícia Amorim.
A médica explica que a quimioterapia é indicada conforme o perfil do paciente
Oncoclínica
A quimioterapia pode ter três objetivos diferentes, a depender da citação do paciente. Pode ter intenção curativa, ou seja, visa erradicar completamente o tumor. Pode ser de controle da doença, nesse caso a quimioterapia é usada para diminuir e/ou impedir que o tumor cresça ou se espalhe. Pode ser, ainda, um tratamento paliativo, para tumores em estágio avançado, no objetivo de melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida.
“É importante que em cada encontro do paciente com o médico sejam esclarecidas todas as dúvidas, que ele entenda sobre os possíveis efeitos colaterais, é fundamental procurar um acompanhamento psicológico e encontrar suporte emocional na família e amigos. Com todos esses fatores unidos é possível passar por esse processo de uma forma menos dolorosa, com mais qualidade de vida”, pontuou a especialista da Oncoclínica Alagoas.
A Oncoclínica Alagoas obedece a normas e diretrizes na realização de seus serviços
Oncoclínica
Dra. Patrícia de Araújo Amorim – CRM 2710 | RQE 1109
O poder da Quimioterapia no processo de superação do câncer
Bookmark the permalink.