Enem 2023: professor de geografia comenta assuntos que devem cair na prova


Prova do Enem será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Aulão gratuito acontece em Maceió e Arapiraca nesse fim de semana. Professor traz dicas de geografia para a prova do Enem
O AL1 dá continuidade à série de entrevistas com professores sobre os assuntos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quinta-feira (26), o professor Carlos Cavalcanti trouxe apostas de temas que devem cair na prova de geografia.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O Enem acontece nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Os cartões com os locais já foram disponibilizados (clique aqui para saber como consultar). Confira abaixo as dicas!
Saber interpretar as questões
“O Enem não trabalha com casca de banana, ele trabalha com o seu poder interpretativo. Isso serve também para os gráficos, é preciso saber interpretá-los. Tem que trabalhar o tempo da prova também”.
Mais que decorar
“Antigamente a geografia era vista como matéria de decoreba. Hoje você tem que ter uma leitura de mundo, um capital cultural adquirido. Estar de olho em várias temáticas, pois geografia hoje é muito mais contextualizada”.
“Não é só memorizar os conteúdos e os conceitos, o segredo é fazer isso com domínio e tranquilidade na hora da prova. É preciso associar os temas e contextualizar com outras áreas do conhecimento. Se o aluno não tem leitura, ele vai ter dificuldade para fazer as provas”.
Além dos textos…
“A geografia trabalha muito com mapas, gráficos, charges, figuras. Muitas vezes esses itens já dão a resposta para o aluno. Basta ele ter conhecimento e estar atento”.
Assuntos da atualidade
“Eu estou apostando que esse ano vai ser cobrada a questão populacional, e isso por causa do Censo do IBGE que foi concluído esse ano. Então deve ter questões sobre a característica da população brasileira, o envelhecimento populacional e as teorias demográficas”.
“O meio ambiente e os problemas ambientais também devem cair nessa prova. Os tratados, o Protocolo de Kyoto, o Protocolo de Montreal, todas essas temáticas podem cair”.
“No ano passado, teve muita geografia urbana, então esse ano é provável que tenha questões de geografia agrária. O Enem gosta de variar. E os temas costumam ter relação entre si, por exemplo, a geografia agrária com questões do meio ambiente, a industrialização com fontes de energia. Esse é o desafio”.
LEIA TAMBÉM
Veja as dicas de filosofia e sociologia com o professor Deividy Carlos
Veja as dicas de linguagens com o professor Ayrton Farias
Veja as dicas para fazer uma boa redação com o professor Luiz André Medeiros
Confira o cronograma de revisão do AL1:
Sexta-feira (27) – história, com o professor Cláudio Lopes
Aulão gratuito em Maceió e em Arapiraca
Aulão Solidário acontece em Maceió e Arapiraca
Reprodução
Alunos da rede pública de ensino vão ter direito ao aulão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a sexta-feira (27), diretamente na escola em que cada aluno estuda.
Na capital, o evento será realizado no Ginásio Lauthenay Perdigão. Já em Arapiraca, no HD Hall. O horário é o mesmo nas duas cidades, das 8h às 12h. A ação é uma iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM).
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.