Atividade em território do povo Wassu-cocal foi alvo de operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (9), que flagrou três caminhões prontos para transportar 150 mil pedras; ninguém foi preso. Extração ilegal de minério em terras indígenas em Alagoas
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira (9) na terra indígena Wassu-cocal, em Joaquim Gomes, interior de Alagoas, e constatou que uma empresa teria instalado uma pedreira na área e estaria retirando ilegalmente pedras e comercializando o minério. Ninguém foi preso.
No local, a Operação Paralelogramo encontrou três caminhões contratados pela empresa para a transporte das 150 mil pedras já extraídas. Os caminhões foram apreendidos, mas ninguém foi preso.
A Polícia Federal não informou a dimensão da área onde o minério estava sendo retirado nem desde quando a atividade ilegal vinha sendo praticada.
Extração ilegal de minério na terra indígena Wassu-Cocal
Ascom PF-AL
A ação contou com agentes do IBAMA e servidores da FUNAI que realizam fiscalizações na região, para que pudessem ser comprovados os danos ambientais causados pela atividade extrativista.
Com o avanço das investigações, os órgãos de fiscalização devem identificar os responsáveis pela atividade ilegal na terra indígena e cobrar punição aos responsáveis.
Caminhão carregado de pedra Wassu-cocal, Alagoas
Ascom PF-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
PF flagra extração ilegal de minério em terras indígenas em Joaquim Gomes, AL
Bookmark the permalink.