Saiba como diagnóstico rápido e medidas de isolamento podem ajudar a conter surto de meningite


Maceió enfrenta surto de meningite meningocócica; doença atinge pessoas de todas as idades e tem sintomas parecidos com os da gripe. Vacinação ainda é a principal forma de combate. SUS oferece maioria das vacinas contra meningite
Hilton Marques/Prefeitura de Garanhuns
O surto de meningite meningocócica em Maceió, anunciado na semana passada, fez com que ações de enfrentamento fossem criadas para evitar a propagação da doença. Vacinação, diagnóstico rápido e medidas de isolamento e tratamento são as principais formas de combate.
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
A meningite meningocócica pode ser causado por bactérias e afeta pessoas de qualquer idade. Os sintomas são muito parecidos com os da gripe. Em Alagoas, 64 casos de meningite foram registrados esse ano, sendo 29 casos de meningocócica – 27 deles foram detectados em Maceió.
LEIA TAMBÉM
Vacina contra meningite em Maceió: veja quem pode ser vacinado e o que fazer
Na segunda-feira (18), o Ministério Público Federal (MPF) promoveu uma reunião com representantes das Secretarias da Saúde do Estado de Alagoas (Sesau) e do Município de Maceió (SMS) para que fossem apresentadas estratégias de combate ao surto.
Vacinação
A vacinação foi colocada como a principal forma de prevenção. O Sistema Único de Saúde oferece a maioria das vacinas contra os diferentes tipos de meningite. A única que não é oferecida é a do sorotipo B, que pode ser encontrada em clínicas particulares, o preço varia de R$ 650 a R$ 850, a dose.
Os especialistas da Sesau e da SMS informaram que a incorporação da vacina contra meningite do tipo B na rede pública de saúde depende de maiores evidências e que, por isso, ainda não existe uma previsão de gratuidade pelo SUS.
Na capital, é possível encontrar vacinas contra os outros tipos de meningite em postos de saúde, no CAT Praia, Saúde da Gente e também em pontos colocados no Maceió Shopping e Pátio Shopping. As vacinas oferecidas são:
Meningocócica C: protege contra a doença meningocócica causada pela Neisseria meningitidis sorogrupo C
Meningocócica Conjugada A, C, W e Y: protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y
BCG: que protege contra a meningite turberculosa
Pentavalente: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada pelo Haemophilus influenzae sorotipo b
Pneumocócica 10: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada por dez sorotipos do Streptococcus pneumoniae
Quimioprofilaxia
Essa medida é para evitar o desenvolvimento da doença nos indivíduos infectados e para impedir também o aparecimento de novos casos.
A Sesau informou que diante dos casos suspeitos, é feita busca ativa nas unidades hospitalares e pré-hospitalares. Aparecendo casos suspeitos, a quimioprofilaxia é feita em escolas, creches, abrigos da capital e do interior de Alagoas.
Diagnóstico rápido
Os casos suspeitos de meningite em Alagoas passam pelo Laboratório de Biologia Molecular de Alagoas, o Lacen. Antes, as amostras eram colhidas e enviadas para laboratórios fora do estado e isso demorava o acesso rápido ao diagnóstico.
De acordo com a Sesau, hoje o Lacen libera o resultado dos exames em até 24h, o que ajuda na adoção de medidas de quimioprofilaxia.
Atualizações
O Ministério Público Federal deu prazo de 10 dias para que a Secretaria de Saúde do Município envie um plano de conscientização da campanha de vacinação no Município. A Sesau também deve apresentar o planejamento de capacitação para os municípios do interior.
O MPF informou que notificará o Ministério da Saúde sobre a necessidade de disponibilizar informações em tempo real sobre a vacinação, fornecer insumos para o Lacen e apresentar o relatório final da investigação atual do surto, que foi apresentado na sexta-feira (15), mas não foi entregue as secretarias de estado e município.
VÍDEO: Conheça os sintomas da meningite meningocócica
Dra. Ana Escobar explica quais os sinais da meningite meningocócica
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.