Sintomas da doença são parecidos com os da gripe, mas doença pode deixar sequelas e até matar. Maioria dos imunizantes que protegem contra a meningite está disponível no SUS. Maceió teve a situação de surto de meningite reconhecida; doença pode ser prevenida com vacinação
Divulgação/Agência Brasil
Maceió teve a situação de surto de meningite meningocócica reconhecida nesta sexta-feira (15). A doença tem sintomas parecidos com os da gripe, mas pode deixar sequelas graves e até matar. A principal forma de prevenção ainda é a vacinação. Mas, quem pode tomar vacina contra a meningite?
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
Meningite é uma inflamação na meninge, uma membrana que envolve o cérebro e pode acometer pessoas de todas as idades. A doença pode ser transmitida por via respiratória por meio de gotículas que se dissipam no ar quando a pessoa fala, espirra ou tosse, por exemplo.
As meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que é meningite, como ocorre a transmissão e o que fazer para se proteger
Maceió registra em 6 meses mais da metade do total de casos de meningite de 2022
Quem pode se vacinar contra meningite em Maceió?
Apesar de crianças menores de um ano de idade apresentarem maior risco de adoecimento, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. Assim, qualquer pessoa pode e deve se vacinar.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O único imunizante que não está disponível na rede pública é o da meningocócica B, que protege contra a meningite bacteriana causada pelo meningococo B. Essa vacina pode ser encontrada nas clínicas privadas, e o valor varia de R$ 630 a R$ 800 a dose.
Na rede pública, é possível encontrar vacinas contra a meningite meningocócica do tipo C, a mais comum no Brasil, e outros tipos de meningite. As vacinas estão disponíveis a qualquer época do ano, não é preciso esperar a campanha nacional. São elas:
Vacina meningocócica (Conjugada) – protege contra a doença meningocócica causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Como tomar:
Crianças a partir de 2 meses recebem duas doses, sendo a primeira aplicada aos 3 meses de idade e a segunda, aos 5 meses. Também são indicadas 3 doses de reforço, sendo uma entre 12 e 15 meses, outra entre 5 e 6 anos e mais um entre 11 e 12 anos de idade.
Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, caso não tenham recebido a vacina na infância, são recomendadas 2 doses com um intervalo de 5 anos. Caso tenham tomado pelo menos uma dose antes dos 10 anos, é recomendado uma dose de reforço aos 11 anos ou com um intervalo de pelo menos 5 anos após a última dose.
Entre 20 e 59 anos, apenas uma dose é recomendada e a sua indicação depende da situação epidemiológica.
Vacina pneumocócica 10-valente (Conjugada) – protege contra as doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Como tomar:
Crianças até 5 anos recebem duas doses da vacina, sendo uma aos 2 e outra aos 4 meses, seguidas de um reforço aos 12 meses de idade
Pentavalente – protege contra as doenças causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, além de difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Como tomar:
Crianças a partir de 2 meses recebem 3 doses, que são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses. Também pode ser indicado um reforço entre 12 e 18 meses de idade.
Meningocócica ACWY – protege contra doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. Como tomar:
Crianças a partir de 2 meses recebem duas ou três doses no primeiro ano de vida (dependendo da vacina utilizada). Também são indicadas 3 doses de reforço, sendo uma entre 12 e 15 meses, outra entre 5 e 6 anos e mais um entre 11 e 12 anos de idade.
Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, caso não tenham recebido a vacina na infância, são recomendadas 2 doses com um intervalo de 5 anos.
Entre 20 e 59 anos, apenas uma dose é recomendada e a sua indicação depende da situação epidemiológica.
BCG – que protege contra a tuberculose, principalmente nas suas formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar.
É aplicada em dose única, o mais precocemente possível, logo após o nascimento.
Onde se vacinar contra a meningite em Maceió pelo SUS?
Unidades de Saúde de Maceió – 8h às 16h
CAT Praia – 15h às 21h
Saúde da Gente – 8h às 21h
Maceió Shopping – segunda a Sábado de 9h às 21h (disponível a ACWY)
Pátio Shopping – segunda a Sábado – 15h às 21h e domingo – 12h às 18h (disponível a C e a ACWY)
Para se vacinar, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento com foto. No caso de crianças e adolescentes, é necessário levar o cartão de vacinação e documento com foto (ou certidão de nascimento) da criança ou do adolescente, além do documento com foto do responsável.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Vacina contra meningite em Maceió: veja quem pode ser vacinado e o que fazer
Bookmark the permalink.