Ação acontece em todos os estados e no Distrito Federal. Primeira etapa é para averiguar e verificar denúncias. Operação segue até 14 de setembro. Operação nacional combate violência contra mulher também em Alagoas
Ricardo Wolffenbuttel/Secom
O Ministério da Justiça deflagrou nesta segunda-feira (21) uma operação para combater crimes de violência contra mulher em Alagoas e nos outros estados, além do Distrito Federal. Nessa primeira etapa serão verificadas mais de 80 denúncias em todo estado, registradas pelo Disque Denúncia 181 e também na Central Nacional de Atendimento à Mulher, no 180. A operação deve ser finalizada no dia 14 de setembro.
📲Clique aqui para se inscrever e receber no seu Whatsapp as notícias do g1
A operação foi batizada de Shamar, palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger. Após a etapa inicial, será dado início ao cumprimento dos mandados de prisão, busca e apreensão.
“Nós não vamos divulgar data [do cumprimento dos mandados] para justamente preservar o sigilo das ações que acontecem simultaneamente em todo o Brasil”, explicou a coronel Camila Paiva, chefe de Política de Segurança Mundial da Secretaria de Segurança Pública.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Participam da operação em Alagoas integrantes de todas as forças da Segurança Pública, compondo uma força-tarefa.
Além do cumprimento dos mandados, haverá atividades educativas, como palestras e panfletagem, para estimular e encorajar as mulheres a denunciarem seus agressores.
“O foco da operação é o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e ocorre, simbolicamente, no mês de agosto, em alusão ao agosto lilás. O objetivo é dar visibilidade ao enfrentamento à violência contra a mulher”, disse a delegada Ana Luiza Nogueira. Ela reforçou ainda que haverá fiscalização de cumprimento de medidas protetivas.
Canais de denúncia
Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180.
Saiba como denunciar violência doméstica e estupro em Alagoas
O Ligue 180 é a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres que presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas tanto pelas mulheres como por testemunhas da violência. O 180 também está disponível no WhatsApp: (61) 9610-0180.
Forças da segurança pública de Alagoas participam de operação de combate a violência contra a mulher
SSP/AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Operação para combater crimes contra mulher é deflagrada em Alagoas pelo Ministério da Justiça
Bookmark the permalink.