Enem 2023: professor de redação dá dicas para fazer uma boa prova


Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Em Maceió e Arapiraca, aulão gratuito é oferecido para alunos da rede pública no fim de semana. Folha de rascunho da Redação do Enem
g1
O AL1 dá continuidade à série de entrevistas com professores sobre os assuntos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quarta-feira (25), o professor Ayrton Farias trouxe algumas dicas para fazer uma boa redação.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Os cartões com os locais já foram disponibilizados (clique aqui para saber como consultar).
Escrevendo uma boa redação
“A ideia do texto precisa estar bem coordenada para que o aluno possa escrever. É preciso relacionar e interpretar e trazer o seu ponto de vista, a opinião a respeito do que está sendo colocado, capacidade crítica. É importante trazer um repertório sociocultural”.
O que evitar na redação
“Frazes prontas e de efeito. Muitas vezes os alunos trazem estrutura de pensadores, mas isso deve ser evitado. Na redação tem que ter a opinião do aluno. Pode, sim, ter elementos da filosofia, da sociologia, do direito, mas que tenham relação com o tema apresentado”.
Uso das palavras
“Tem que se estabelecer de fato o critério científico, não se pode usar palavras que não estejam dentro daquilo que se esteja pedindo. Sob hipótese nenhuma deve-se fazer abreviações no texto”.
Uma boa conclusão
“Não perca espaço poetizando a conclusão, tem que ir direto ao ponto. Se quiser, até pode fazer uma menção a algo que já foi dito no texto, mas sem poetizar”.
LEIA TAMBÉM
Veja as dicas de filosofia e sociologia com o professor Deividy Carlos
Veja as dicas de linguagens com o professor Ayrton Farias
Confira o cronograma de revisão do AL1:
Quinta-feira (26) – geografia, com o professor Carlos Cavalcanti
Sexta-feira (27) – história, com o professor Cláudio Lopes
Aulão gratuito em Maceió e em Arapiraca
Revisões antes da prova do Enem ajuda alunos a guardar melhor os conteúdos
Divulgação
Alunos da rede pública de ensino vão ter direito ao aulão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a sexta-feira (27), diretamente na escola em que cada aluno estuda.
Na capital, o evento será realizado no Ginásio Lauthenay Perdigão. Já em Arapiraca, no HD Hall. O horário é o mesmo nas duas cidades, das 8h às 12h. A ação é uma iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM).
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.