Esse tipo de meningite pode ser causado por bactérias e afeta pessoas de qualquer idade. Maioria das vacinas contra a doença é oferecida pelo SUS. A meningite é uma inflamação das membranas que circundam o cérebro¹
Shutterstock
Após reunião com o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió reconheceu que a capital vive um surto de meningite meningocócica. O reconhecimento veio após à quantidade de casos registrados da doença na capital nos últimos meses. Esse tipo de meningite pode ser causada por várias bactérias e afeta pessoas de qualquer idade.
Uma reunião realizada nesta sexta-feira (15) entre representantes das secretarias Municipal e Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde resultou no reconhecimento do surto de meningite meningocócica em Maceió. A informação foi confirmada ao g1 pelo infectologista e coordenador do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas do Estado, Renee Oliveira.
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
Esse tipo de meningite pode ser causada por várias bactérias e afeta pessoas de qualquer idade. Nos últimos meses, Alagoas tem registrado um número alto de casos de meningite, e a maioria deles está concentrado na capital.
Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até 12 de setembro, foram registrados 29 casos de meningite meningocócica, sendo 7 casos na capital, e 11 mortes pela doença no estado.
Na quarta (13), a Sociedade Alagoana de Infectologia já havia dado alerta sobre o surto, que é caracterizado pelo aumento incomum no número de casos da doença em uma área específica e em um período de tempo determinado, mas faltava o reconhecimento oficial da situação.
O g1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não tinha recebido resposta sobre o assunto até a última atualização desta reportagem. À época do alerta feito pela Sociedade de Infectologia, o Município informou que seguia “avaliando criteriosamente dados técnicos necessários para definir a situação epidemiológica na capital alagoana”.
A meningite pode ser causada por várias bactérias, mas as principais são o meningococo e o pneumococo. A meningite meningocócica em específico é causada pelos meningococos Neisseria meningitidis e pode afetar pessoas de qualquer idade.
LEIA TAMBÉM
Cresce busca por vacinas contra meningite em Maceió após alta de casos; veja valores
A vacinação ainda é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. A maioria das vacinas é oferecida pelo Sistema Único de Saúde, já na rede particular é possível encontrar vacina para o meningococo B (veja lista da vacinas mais abaixo).
Segundo o infectologista Renee Oliveira, estratégias já estão sendo tomadas para conter a onda de contágio.
“É o que digo sempre, concluir o esquema vacinal é a coisa mais importante. E hoje já estão sendo implantadas estratégias para esse surto, como qualificar a meningite, fazer a profilaxia, indicando as pessoas que tiveram contato e fazendo o devido acompanhamento, medicamento. As cepas também estão sendo estudadas para termos uma compreensão melhor desse surto”, disse.
Vacinação de graça no SUS
Vacinação ainda é a melhor forma de prevenir a meningite
Ascom / PMP
O SUS oferece vários tipos de vacina contra meningites bacterianas e qualquer pessoa pode se vacinar, criança, adolescente ou adulto. No entanto, a de sorotipo B está disponível apenas no sistema particular e custa, em média, R$ 650 a dose.
As do SUS estão disponíveis em todos os postos de saúde de Maceió a qualquer época do ano, não é preciso esperar a campanha nacional.
Meningocócica C: protege contra a doença meningocócica causada pela Neisseria meningitidis sorogrupo C
Meningocócica Conjugada A, C, W e Y: protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y
BCG: que protege contra a meningite turberculosa
Pentavalente: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada pelo Haemophilus influenzae sorotipo b
Pneumocócica 10: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada por dez sorotipos do Streptococcus pneumoniae
Como ocorre a transmissão da meningite meningocócica?
A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou secreções eliminadas pelo trato respiratório (nariz e boca).
Só que, para que essa transmissão ocorra, há necessidade de contato direto, íntimo e frequente com a pessoa doente (troca de secreção).
Quais são os sintomas da meningite meningocócica?
Os principais sintomas de meningites bacterianas costumam aparecer em pouco tempo. São eles, ainda de acordo com o Ministério da Saúde:
Febre alta
Mal-estar
Vômitos
Dor forte de cabeça e no pescoço
Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos)
VÍDEO: Meningite meningocócica pode ser prevenida com vacina
Meningite meningocócica pode ser prevenida com vacina
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Surto de meningite meningocócica é reconhecido em Maceió após reunião com Ministério da Saúde
Bookmark the permalink.