Peixe-leão é capturado por pescadores próximo à divisa entre Pernambuco e Alagoas

Animal foi capturado no sábado (29), em alto-mar, e nesta quarta-feira (2), chegou a São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco. Peixe-leão é capturado por pescadores próximo à divisa entre Pernambuco e Alagoas
Um peixe-leão, espécie invasora e venenosa, foi encontrado por pescadores pernambucanos próximo à divisa do estado com Alagoas. O animal foi capturado no sábado (29), em alto-mar, e nesta quarta-feira (2), chegou a São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, para ser estudado (veja vídeo acima).
📲 Compartilhe no WhatsApp
Desde 2021, peixes-leão têm aparecido em Fernando de Noronha. A espécie não tem predadores naturais e tem se proliferado pela costa brasileira. Em fevereiro deste ano, foi vista pela primeira vez na costa pernambucana, em Itamaracá, no Litoral Norte.
Agora, ele foi avistado próximo a São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Os pescadores, então, trouxeram o peixe-leão para ser estudado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), órgão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o Cepene, os pescadores que capturaram o animal disseram já ter avistado peixes-leão em outros locais, mas esta foi a primeira vez que conseguiram capturar um espécime.
Segundo biólogos, o animal é nativo da Ásia, apareceu no Caribe desde 1980 e causa estragos ao meio ambiente, por não ter predador natural e possuir espinhos com toxinas que provocam risco à saúde.
Infográfico detalha o peixe-leão, animal invasor venenoso que ameaça ecossistema
Questionada pelo g1, a prefeitura de São José da Coroa Grande confirmou que pescadores da cidade capturaram o peixe próximo a São Miguel dos Milagres.
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por sua vez, disse que não recebeu informações sobre captura de peixe-leão, até a última atualização desta reportagem.
Peixe-leão em Pernambuco
O primeiro peixe-leão foi capturado em Fernando de Noronha em dezembro de 2020. Desde então, mais de 100 espécimes foram retirados do mar no arquipélago. Depois que a espécie foi encontrada em Itamaracá, pescadores foram capacitados para capturar os animais.
📳 Participe da comunidade do g1 PE no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Bookmark the permalink.