Alagoas teve energia totalmente restabelecida cerca de 1h30 após ‘apagão nacional’, diz Equatorial

Falha no sistema nacional deixou quase todo o país sem energia elétrica no início da manhã. Problema afetou abastecimento de água em 77 dos 102 municípios alagoanos. Queda de energia deixou trânsito lento em Maceió
O apagão que afetou quase todos os estados do Brasil na manhã desta terça-feira (15) deixou municípios alagoanos sem energia elétrica por cerca de 1h30. De acordo com a Equatorial Distribuição Energias, o fornecimento foi interrompido por volta das 8h30. Às 9h57 já tinha sido restabelecido em todas as regiões afetadas.
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“A Distribuidora orienta que casos pontuais de falta de energia devem ser registrados nos canais oficias da empresa, que atendem por meio da Central de Atendimento no 0800 082 0196; via WhatsApp com a assistente virtual Clara, pelo (82) 2126-9200; ou pelo site al.equatorialenergia.com.br (leia na íntegra ao final do texto).
O Ministério de Minas e Energia e Operador Nacional do Sistema (ONS) informaram que o Sistema Interligado Nacional teve uma falha, mas a causa do apagão ainda não tinha sido informada até as 14h.
O abastecimento de água em 77 cidades alagoanas também foi afetado pelo apagão. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que está trabalhando para que o fornecimento seja retomado, mas de forma gradativa.
Moradores de vários bairros de Maceió registraram a suspensão no fornecimento assim que houve a falha. Em alguns pontos, os semáforos ficaram apagados. Em algumas localidades, as operadoras de internet também foram afetadas e os usuários ficaram sem acesso à rede.
Apagão afeta cidades de todas as regiões do país
Nota de Esclarecimento – Restabelecimento de Energia em Alagoas
A Equatorial Alagoas informa que houve registro, nesta terça-feira (15), de interrupção geral do fornecimento de energia, em vários estados do país, provocado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
Em Alagoas, o fornecimento foi interrompido a partir das 8h30 e logo que a Distribuidora recebeu autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS), iniciou a recomposição gradativa do sistema elétrico. Às 9h57 da manhã o fornecimento já estava normalizado para todas as regiões afetadas pela interrupção.
A Distribuidora orienta que casos pontuais de falta de energia devem ser registrados nos canais oficias da empresa, que atendem por meio da Central de Atendimento no 0800 082 0196, via WhatsApp com a assistente virtual Clara, pelo (82) 2126-9200 ou pelo site al.equatorialenergia.com.br
ERAC – O ERAC é um mecanismo de proteção da rede elétrica, que atua por meio de desligamento automático, com restrição de carga para evitar um desligamento total da geração e recompor o sistema elétrico com mais agilidade.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas
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