Hidrômetros são cobiçados por criminosos em Maceió e região; o que fazer se for vítima de furto


Por acharem que têm alto valor, o que não é verdade, criminosos arrancam equipamentos das casas, causando prejuízos e desperdício de água. Foram registrados 361 furtos em 6 meses. Levantamento da BRK mostra que 361 foram furtados no primeiro semestre de 2023
Ascom BRK
Somente no primeiro semestre de 2023, 361 hidrômetros foram furtados em Maceió e região metropolitana, segundo levantamento feito pela BRK e divulgado nesta segunda-feira (31). O número alto de furtos, segundo a empresa, deve-se ao fato de os criminosos acreditarem que o equipamento que mede o consumo de água tem alto valor, o que não é verdade.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O coordenador de serviços técnicos comerciais da BRK em Alagoas, Flávio Galindo, explica que os hidrômetros, tempos atrás, eram fabricados com uma liga metálica de valor comercial significativo, mas com os avanços tecnológicos de fabricação, o equipamento já não possui mais nenhum valor comercial.
“Ainda existe esse mito de que os hidrômetros possuem um material que daria algum lucro. Mas as fabricantes atualmente utilizam uma liga metálica de baixo valor, que diminui os custos de produção e garante maior eficiência e precisão no funcionamento do dispositivo”, explicou o coordenador.
Cidades com maior incidência de furtos de hidrômetro
Na capital, o bairro onde há maior número de ocorrências de furto do equipamento é o Benedito Bentes (19%), seguido do Tabuleiro do Martins (14%), Jacintinho e Santa Amélia (7%) e Farol (6%).
O furto do equipamento resulta em transtorno para o consumidor, que precisa pagar pela reposição do equipamento, e também em desperdício de água. Além disso, a falta de medição adequada do consumo dificulta a cobrança justa dos serviços prestados.
Saiba o que fazer em caso de furto de hidrômetro
Registrar Boletim de Ocorrência (B.O) na Polícia Civil, o que pode ser feito através da Delegacia Interativa.
Fazer contato com a empresa responsável pelo fornecimento de água, no caso a BRK, através dos canais digitais disponíveis, para solicitar a substituição do hidrômetro (veja canais abaixo). Vale destacar que nesses casos específicos de furto, a substituição é gratuita.
Para evitar o desperdício até uma equipe da BRK atender o chamado, o cliente pode realizar uma ligação direta. É importante salientar que, caso o cliente não informe à empresa sobre o ocorrido e não realize a abertura de um B.O, a realização de uma ligação direta será considerada uma fraude, passível de punição.
Os canais digitais da BRK disponíveis são:
Site: www.minhabrk.com.br
Telefone: 0800 771 0001 (24 horas/7 dias na semana)
Whatsapp: (11) 99988-0001 (8h às 17h/segunda a sexta)
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.