Com início em abril, período chuvoso em Maceió deve se intensificar em junho


Época do ano em que chuvas se tornam mais volumosas vai até o mês de agosto. Defesa Civil Municipal pode ser acionada em caso de risco de desastres causados pelos temporais. Casa desabou após fortes chuvas no Jacintinho, em Maceió, em maio de 2022
Douglas Lopes/TV Gazeta
O período do ano em que as chuvas ficam mais intensas em Maceió tem início neste mês de abril, antes mesmo de terminar o outono, e vai até agosto, ainda durante o inverno. De acordo com a meteorologia, é o maior volume de chuva é esperado para o mês de junho.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A Defesa Civil de Maceió informou que são esperados cerca de 294 mm de chuva durante o mês de maio e 322 mm durante o mês de junho.
“Essa é a quantidade prevista com base nos anos anteriores, mas não sabemos se ela virá de forma distribuída ou concentrada em poucos dias”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Maceió, Hugo Carvalho.
Nessa época do ano aumenta o risco de desastres causados pelos temporais. Por isso, é importante acionar a Defesa Civil ao menor sinal de perigo devido à intensidade das chuvas.
LEIA TAMBÉM
AL terá monitoramento em tempo real para evitar desastres no período chuvoso
Em março, as defesas civis Municipal e Estadual começaram a mapear áreas de risco em Maceió como parte do planejamento para prevenção de desastres durante o período chuvoso. A capital tem mais de 570 áreas de risco, segundo levantamento da Defesa Civil de Alagoas.
Para o coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil de Alagoas, a situação em Maceió é preocupante porque o solo já está encharcado e há previsão de chuvas fortes, principalmente a partir de maio.
Para evitar situações de risco e diminuir as consequências de desastres causados pelas chuvas é importante acionar a Defesa Civil. O órgão municipal pode ser chamado nas seguintes situações:
Graves desastres com vítimas e desabrigados
Alagamentos
Inundações
Rachaduras, trincas e fissuras em edificações
Deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes)
Infiltrações graves com grande risco de desabamento
Recalque de fundações (rebaixamentos da terra ou da parede)
Deslizamento ou ameaça de deslizamento de barreiras
Ameaça e/ou queda de árvore
Erosão
Como acionar a Defesa Civil de Maceió
A Defesa Civil Municipal pode ser acionada de forma gratuita através dos números: 199 ou 156.
Na ligação, é importante que sejam fornecidas as informações solicitadas para que uma equipe de técnicos vá até o local.
Como receber alertas pelo celular
A Defesa Civil disponibiliza ferramentas de envio de alertas em caso de fortes chuvas e/ou inundações. Os avisos podem ser recebidos por:
SMS: para receber alertas de Defesa Civil por SMS é necessário enviar o CEP da sua residência por mensagem de texto para o número 40199. O serviço é gratuito.
WhatsApp: para se cadastrar basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.
Telegram: é necessário pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional, também no número (61) 2034-4611, e interagir com o robô.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
*Sob supervisão de Cau Rodrigues
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.