Baleias jubartes são vistas na praia do Pontal do Peba em Alagoas


Vinte animais apareceram neste domingo (3) e deram um show no mar. Biólogo explica que período é propício para o aparecimento de jubartes no litoral alagoano. Baleias jubartes aparecem na Praia do Peba, em Alagoas
Um espetáculo da natureza foi registrado neste domingo (3) na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, cidade ao sul de Alagoas. Vinte baleias da espécie jubarte foram vistas no mar e chamaram atenção de quem estava no local e teve o privilégio de acompanhar a aparição.
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
Segundo o biólogo e professor de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Sampaio, é comum que elas apareçam no litoral alagoano no período de junho a outubro, por causa da temperatura da água nessa época do ano.
“São mamíferos marinhos que migram para as águas rasas e quentes do Nordeste brasileiro para acasalar, parir seus filhotes e amamentar”, explicou o biólogo.
Baleias Jubartes aparecem no Pontal do Peba
Cláudio Sampaio/UFAL
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Cláudio disse ainda que elas chegaram bem perto da costa. Das 20 baleias, seis eram filhotes. As jubartes podem medir até 16 metros e pesar 40 toneladas.
“Apesar desse tamanho, são consideradas as mais acrobatas das grandes baleias! São conhecidas pelos muitos saltos, batidas de nadadeiras e, também, pelo seu canto”, disse o professor.
Os especialistas acreditam que o aumento populacional pode estar fazendo com que as baleias jubartes retornem para antigas áreas de reprodução, como a costa alagoana.
Assista aos vídeos mais recentes g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.