Estudos apontam que tremor de terra em Arapiraca pode ter sido causado por acomodação de rochas, diz Defesa Civil


Segundo o órgão, estudos preliminares sinalizam que falha geológica foi responsável pelos três tremores registrados na região no mês de agosto. Terceiro tremor de terra é registrado em Arapiraca apenas neste mês
A acomodação de rochas em cima de placas tectônicas pode ter causado os tremores de terra sentidos em Arapiraca no mês de agosto. É o que aponta a Defesa Civil de Alagoas. Em entrevista ao AL1 nesta quarta-feira (30), o chefe do setor de Desastres Naturais, Douglas Gomes, informou que a falha geológica pode ter sido a responsável pelos abalos sísmicos.
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
“Os estudos iniciais indicam que em cima dessa placa tectônica tem rochas onde aconteceu a falha na região de Arapiraca. O que aconteceu, e ainda está acontecendo, é uma acomodação dessas rochas e nada impede que outros tremores voltem a acontecer”, disse.
LabSis, da UFRN, divulga dados do terceiro tremor de terra registrado em Arapiraca em menos de um mês
Reprodução/LabSis
Três temores foram registrados em Arapiraca em menos de um mês. O primeiro aconteceu no dia 4 de agosto, mas que não foi sentido pelos moradores. Na sexta (25), um tremor de 2.1 de magnitude assustou a população. Nessa segunda (28), as estações sismográficas registraram outro abalo sísmico.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Na terça (29), a Defesa Civil de Alagoas e representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) fizeram uma inspeção em uma faixa de cerca de 12 km onde foi identificada a falha geológica.
Possibilidade descartada
O estudo feito na região descarta que os abalos sísmicos registrados em Arapiraca tenham relação com o serviço de detonação realizado pela mineradora Vale Verde, que fica em Craíbas, cidade vizinha a Arapiraca.
“A população fica preocupada se tem a ver com a Vale Verde, mas por enquanto não tem nenhuma relação com a empresa. Sem falar que os estudos mostram que foi uma falha geológica”.
Defesa Civil de Arapiraca, Alagoas, faz inspeção em epicentro de tremor de terra
Defesa Civil de Maceió
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
,
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.