Técnica de resfriamento do couro cabeludo diminui o risco da queda do cabelo durante a Quimioterapia A Crioterapia do Couro Cabeludo é uma técnica que consiste em resfriar o couro cabeludo durante as sessões de quimioterapia. Isso faz com que diminua a circulação de sangue no couro cabeludo, o que protege os folículos capilares. O método não é uma forma de tratamento do câncer, mas sim de preservação da autoestima da mulher nesse momento delicado da vida.
“O procedimento é simples. Colocamos uma touca na cabeça da paciente cerca de 30 minutos antes do início da quimioterapia para resfriar o couro cabeludo. Conforme o couro cabeludo vai resfriando, há a diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares, o que promove uma menor absorção da medicação nessa região, evitando ou reduzindo a perda dos fios ao longo do tratamento. Essa touca somente será retirada uma hora e meia após o procedimento”, explica a oncologista Patrícia Amorim.
Agendamentos pelo telefone ou WhatsApp pelo contato (82) 3231-5754
Oncoclínica
A Oncoclínica é pioneira em Alagoas na realização dessa técnica, que geralmente não tem efeitos colaterais, apesar de algumas pessoas relatarem sensibilidade no couro cabeludo logo após o início do tratamento e/ou terem cefaleia (dor de cabeça), quando já tem tendência ao problema. Somente o médico oncologista pode avaliar se a Crioterapia é ou não indicada em determinado caso.
“O foco é a superação da doença. Isso acontece com a atuação de uma equipe multidisciplinar e, principalmente, como o respeito do doente com o tratamento. É preciso que todas as orientações sejam postas em prática, sem exceção; e que a mente também esteja em equilíbrio. O apoio familiar faz toda a diferença na superação de momentos mais sensíveis”, pontuou a diretora médica da Oncoclínica Alagoas.
A Crioterapia do Couro Cabeludo reduz a perda do cabelo durante o tratamento oncológico
Oncoclínica
Dra. Patrícia de Araújo Amorim – CRM 2710 | RQE 1109
Não perca os seus cabelos no tratamento do câncer
Bookmark the permalink.