Aprenda a preparar um joelho de porco com mel de engenho e gengibre; receita é sucesso em Arapiraca, AL


Chef Wagner Ferreira mistura modernidade ao prato típico do nordeste. Chef de Arapiraca ensina como preparar um joelho de porco
Reprodução/TV Gazeta
Um prato típico nordestino, mas com um toque moderno e cheio de sabor. Assim é o joelho de porco preparado pelo chef Wagner Ferreira, que tem se destacado na gastronomia de Arapiraca, no Agreste de Alagoas. Há 15 anos ele vem se dedicando ao preparo de pratos requintados sem perder a regionalidade.
O chef bateu um papo com Gilka Mafra e a equipe do Isso é Alagoas. Ele contou que tudo começou com a culinária afetiva da avó.
“Comecei lá na cozinha da minha avó, com fogão a lenha. Foi onde eu criei toda paixão, todo carinho [pela profissão]. E venho aqui a Arapiraca trazer dentro daquilo que a gente tem, uma modernidade, uma cozinha moderna e contemporânea”, explicou Wagner.
O prato leva 24 horas para ficar pronto. Mas a espera vale a pena. Wagner começa selando o joelho de porco em uma frigideira com azeite. Ele explica que normalmente a peça é vendida já cortada e limpa, pronta para o preparo.
Enquanto o joelho frita por fora, ele coloca vários tipos de legume, cortados em cubos ou fatias, em uma panela de pressão e deixa refogando. Quando a carne está bem selada, Wagner coloca a peça dentro da panela de pressão, junto aos legumes refogados, e um pouco de água para cozinhar. A peça selada evita que ela se desmanche durante o cozimento.
E aí vem o segredo. O preparo deve permanecer marinando durante 24 horas, sem abrir a panela. Pode ficar na geladeira ou deixar em temperatura ambiente.
No dia seguinte, ele retira o joelho, coloca em uma assadeira e mistura uma redução preparada com vinho tinto, mel de engenho e gengibre. A mistura forma um caldo grosso e escuro que é passado em toda carne antes de ir ao forno, onde fica por 10min. Feito isso, o prato está pronto!
Wagner serve com uma espécie de purê de macaxeira e alguns brotos. O restante do caldo feito com o mel é jogado por cima, dando o toque final ao prato.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.