Segundo meteorologista, calorão deve se estender durante a próxima semana. Previsão é que primavera, que começa neste sábado (23), também seja de tempo seco e pouca chuva. Com grande onda de calor no Brasil, veja previsão do tempo neste final de semana em Maceió
A onda de calor que afeta várias regiões do Brasil também vai chegar em Alagoas neste fim de semana, mas em menor intensidade se comparado a outros estados. Segundo a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a temperatura vai subir, mas não deve chegar aos 40º C.
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
“A onda de calor vai ser mais amena aqui, até pela proximidade com o oceano. Deve ter um aumento das temperaturas, até porque tem uma massa de ar mais seca e quente chegando sobre o estado”, explica Vinícius Pinho, meteorologista da Semarh.
Segundo Vinícius, o Sertão do estado deve registrar as temperaturas mais altas.
“Na faixa litorânea, por causa da proximidade com o oceano, as temperaturas máximas devem ficar na faixa dos 31º C, até 32º C. Mas no Alto Sertão, poderemos ter temperaturas próximas aos 40º C, [com] 38º C ou 39° C de temperatura máxima, que já é uma temperatura bem elevada”.
O meteorologista explica que o calorão deve se estender até a próxima semana. “Essa massa de ar seco deve manter o tempo bastante quente em todo o estado. Essa chuvinha que a gente vinha registrando deve diminuir significativamente e o predomínio deve ser de tempo bastante seco e de bastante sol”.
A onda de calor começou na segunda (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior do país na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.
“Essa onda de calor está sendo influenciada principalmente por um sistema de alta pressão que inibe a formação de nebulosidade. Consequentemente, há maior incidência de radiação solar e temperaturas mais elevadas em grande parte do país”, explica Vinícius.
LEIA TAMBÉM:
Três capitais batem recorde de calor para 2023; outras oito devem superar suas marcas
Em Alagoas, primavera deve ser de calor e pouca chuva
Primavera começa no sábado no Hemisfério Sul
Fábio Souza/Ceagesp/Divulgação
A onda de calor tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima, causada pela emissão de gases de efeito estufa e que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
Segundo Vinícius Pinho, o El Niño também vai influenciar as temperaturas durante a primavera em Alagoas. A nova estação chega na madrugada deste sábado (23) e vai até 22 de dezembro.
“A nossa expectativa é de que essa primavera seja de temperaturas mais elevadas, com um volume menor de chuvas se comparado com os anos anteriores”.
“Já estamos sob a influência de um El niño que deve fazer com que as temperaturas sejam mais elevadas do que nos anos anteriores, até porque o El Niño favorece a ocorrência de tempo mais seco na região nordeste. [Com] o tempo mais seco, maior é a incidência de radiação solar e maiores são as temperaturas na nossa região”, explica.
LEIA TAMBÉM:
O que fazer em caso de insolação e golpe de calor
Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas
Veja mais notícias da região no g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Onda de calor: temperaturas sobem em Alagoas, mas em menor intensidade que outras regiões
Bookmark the permalink.