Ano de 2023 já registra maior número de casos da doença em comparação a 2022. Neisseria meningitidis, a bactéria que causa a meningite meningocócica.
Wikimedia
Alagoas tem registrado um número alto de casos de meningite meningocócica (bacteriana) e Maceió enfrenta um surto da doença. O Ministério da Saúde (MS) confirmou ao g1 nessa sexta-feira (14), que após confirmar o cenário na capital e no estado, definiu medidas para controlar o avanço da doença.
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
A resposta rápida a surtos de meningite visa interromper a cadeia de transmissão e evitar a ocorrência de novos casos.
Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.
LEIA TAMBÉM
Vacina contra meningite em Maceió: veja quem pode ser vacinado e o que fazer
Diante do aumento do aumento de casos confirmados de meningite meningocócica nos últimos meses, o Ministério atendeu a uma solicitação do Estado, no dia 16 de agosto, e enviou a Alagoas profissionais de epidemiologia de campo, que prestaram apoio técnico na investigação do cenário no estado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A investigação apontou o aumento do número de casos da doença meningocócica em Alagoas em comparação com o ano de 2022.
Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até 12 de setembro, foram registrados 29 casos de meningite meningocócica, sendo 23 casos na capital, e 11 mortes pela doença no estado.
Os profissionais enviados pelo Ministério da Saúde também reforçaram as medidas de prevenção e de controle da doença meningocócica que devem ser colocadas em prática.
Entre as ações para impedir que a doença avance, estão detecção detecção precoce e o manejo adequado dos casos suspeitos, além da realização de quimioprofilaxia oportuna para os contatos próximos de casos suspeitos (em até 48h da identificação do caso).
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Ministério da Saúde define medidas para controle do surto de meningite em Maceió
Bookmark the permalink.