Mãe pede ajuda para encontrar filho autista que está desaparecido em Maceió; veja como emitir a carteira de identificação


Luciano Oliveira saiu de casa há um mês e não foi mais visto. Família segue desesperada sem notícias sobre o seu paradeiro. Mãe pede ajuda para encontrar filho autista que está desaparecido em Maceió
Luciano é uma pessoa com transtorno do espectro autista e há um mês ele deixou a casa onde mora com a família no bairro do Rio Novo, em Maceió, e não foi mais visto. Segundo a mãe do rapaz, ele não levou nenhum documento que ajudasse a identifica-lo.
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“Eu sai e deixei ele com a minha sobrinha, mas ele saiu. ninguém viu. Eu estou desesperada. Minha família toda está procurando, mas até agora nada”, disse, Eliane Oliveira.
A família de Luciano recebeu informações que ele foi visto nos bairros orla da cidade e também no bairro do Jaraguá. A mãe chegou a procurar o rapaz até em um abrigo, mas sem sucesso. Ele segue desaparecido.
A presidente da Associação dos Amigos do Autista de Alagoas orientar que há algumas formas de identificar pessoas com autismo.
“Pode colocar algo na roupa para identificar, uma pulseira com o nome e telefone. e Agora mais recente a Ciptea, que é a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, disse Mônica Ximenes.
Saiba como emitir a carteira do autista
A Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) atende a Lei federal denominada “Romeo Mion” (13.977/2020), promulgada em janeiro deste ano e que instituiu um modelo a ser seguido por todos os estados da Federação.
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) é a responsável pela emissão do documento. A carteira é gratuita e garante aos autistas o pronto atendimento, a prioridade e a atenção integral no acesso aos serviços das iniciativas pública e privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O documento tem validade de 5 anos e será expedida somente para pessoas residentes em Alagoas. O prazo de expedição da carteira é de 60 dias úteis.
Carteira de identificação para autistas serão feita em AL
Secom
Para ter acesso ao documento é necessário:
Requerimento preenchido no site da SECDEF
Laudo médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10 e/ou 11
Documentação de identificação e cadastro de pessoas físicas do interessado, bem como de seu responsável legal
Comprovante do tipo sanguíneo e fator RH
Comprovantes de residência
1 (uma) fotografia no formato 3x4cm
Luciano Oliveira tem autismo e está desaparecido, Alagoas
Arquivo Pessoal
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SONORA LARISSA SURUAGY, ASSESSORA ESPECIAL DA SECDEF

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